- Área: 5600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Matthijs van Roon
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção da torre residencial O Cubo, em Beirute, está finalizada. O escritório Orange Architects projetou a torre icônica para a empresa libanesa Masharii.
O Cubo está situado em uma localização proeminente visível no Lote 941 em Sin el Fil, um distrito oriental de Beirute, no Líbano. O conceito da torre de 50 metros é simples, mas extremamente eficaz: 'MAXIMIZE'; fazer um uso otimizado dos desejos do cliente, do potencial do terreno, do código de construção local e das vistas fantásticas sobre Beirute e o Mediterrâneo.
O Cubo está apresentando um conceito totalmente novo de arranha-céu, ou arquitetura de torres. Não se configura como uma extrusão de uma única planta, mas uma escultura original e icônica de moradias individuais, todas com vistas perfeitas para a cidade de Beirute.
A rotação dos volumes em cada nível oferece aos moradores magníficas áreas externas sobre o teto do apartamento de baixo, bem como janelas panorâmicas de até 12 metros de largura. Cada nível possui um ou dois apartamentos. Os apartamentos que ocupam todo um andar tem a oportunidade de vislumbrar a cidade a partir de um panorama de 360 graus.
"O Cubo é um clássico instantâneo para Beirute, expressivo, icônico e inovador"
O projeto com as 14 plantas empilhadas e rotacionadas gera 19 atraentes apartamentos no total, variando de 117 a 234 m², com espaços fluidos, amplas varandas e caixilhos de janelas que vão de parede a parede. A edificação está posicionada na margem da cidade, a qual se torna o papel de parede pessoal de cada residente, dia e noite.
Graças ao núcleo fixo com elevadores e escadas no centro do edifício, não há restrições para o layout dos apartamentos. Os pisos vão do núcleo para as fachadas, compostos por duas vigas de apoio de concreto e duas janelas panorâmicas em cada andar, conseqüentemente rotacionadas em 90 graus a cada pavimento. Tanto as vigas quanto o núcleo servem para estabilizar a torre, uma tarefa desafiadora extra em uma área sismologicamente ativa.
As paredes revestidas de branco, perfuradas, determinam fortemente a aparência tanto do exterior quanto do interior do edifício. A garagem está localizada no subsolo em 3 camadas e em parte inserida na colina adjacente. No piso térreo, o espaço recuado para o lobby é coberto por um volume em balanço espetacular, criando um lugar muito bem abrigado e marcando a entrada generosa do Cubo.